COSTEIROS - UFBA

O grupo Costeiros tem como proposta analisar o processo de organização da região costeira que, embora limitada em sua dimensão física, reúne muitos usos do solo e atividades humanas, certas delas específicas. Urbanização, implantação de indústrias, atividade portuária e de navegação, turismo litorâneo e pesca são exemplos de atividades que incentivam a concentração de população na região costeira.

  

GAPTA  - Grupo Acadêmico Produção do Território e Meio Ambiente na Amazônia - UFPA

O GAPTA tem como objetivo unir alunos da graduação e da pós-graduação, assim como, o intercâmbio com outros pesquisadores em universidades no Pará, no Brasil e no exterior, com intuito de contribuir com as análises sobre a dinâmica territorial do desenvolvimento, questões referentes ao meio ambiente amazônico e a gestão territorial urbana e rural na Região Amazônia...

Saiba mais...

 
 
GEGTA - Grupo de Estudos: Geografia, Trabalho, Ambiente - UFSM
O “Grupo de Estudos: Geografia, Trabalho, Ambiente” - GEGTA, busca desvelar as interfaces da Geografia com os processos de produção e apropriação dos espaços em terra e nas águas, interconectando o trabalho social e a natureza, em suas múltiplas dinâmicas. Foi criado em agosto de 2015 congregando ensino, pesquisa e extensão em três linhas de atuação assim definidas: Geografia, Pesca e Aquicultura; Geografia e Educação; Organização Espacial e Dinâmicas Socioeconômicas, direcionadas para recortes temáticos que favoreçam a operacionalização de suas atividades e projetos. 
 

GeograFAR - A Geografia dos Assentamentos na Área Rural - UFBA

O GeografAR busca analisar o processo de (re)produção do espaço no campo baiano a partir da correlação de forças que se define pela ação política dos sujeitos sociais organizados. Estes, conformando distintas espacialidades e temporalidades reivindicam ao Estado, través de suas políticas públicas, o direito histórico da conquista e do reconhecimento dos seus territórios para a reprodução social da vida.Nesta perspectiva, a produção do espaço, os movimentos sociais e as políticas públicas constituem-se no eixo analítico do grupo.

Saiba mais ...

 
 
GECODAM - Gestão Costeira Decolonial na Amazônia - UFPA

Propõe uma perspectiva crítica à ideia governamentalizada de  desenvolvimento sustentável e, consequentemente, às premissas do atual modelo nacional de gerenciamento costeiro. Para isso, é necessário um "giro pragmático" na relação entre ciência e poder, técnica e política moderna de caráter colonial, a partir de um ponto de vista inaugurado por uma práxis política dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais. Trata-se de transformar o solipsismo metódico da política moderna e recuperar a política enquanto práxis e radicalidade crítica e democrática na produção de sujeitos históricos e de contribuição ao desenvolvimento territorial de povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais.

Saiba mais ...

 
LIECTT - Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Comunidades e Territórios Tradicionais - UFRB

Tomando como categoria analítica a questão agrária, em sua dimensão territorial, as atividades de pesquisa e extensão serão desenvolvidas de maneira interdisciplinar, envolvendo discentes e docentes de diversos cursos da UFRB e outras IES, assim como integrantes de movimentos sociais. O objetivo central do Laboratório é desenvolver ações de pesquisa e extensão de cunho interdisciplinar voltadas a analise e discussão das múltiplas territorialidades que caracterizam as comunidades tradicionais do estado da Bahia e as inúmeras contradições que envolvem historicamente os seus territórios.

Saiba mais ...

 
 
NUPAUB - Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Populações Humanas e Áreas Úmidas Brasileiras - USP

Centro interdisciplinar de pesquisa ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo, foi criado em 1988 (inicialmente um Programa de Pesquisa) para estudar as relações entre populações humanas e áreas periodicamente inundáveis do Brasil.

Estes ecossistemas, de alta produtividade natural e frequentemente utilizados por populações humanas de grande diversidade cultural, como o Pantanal Matogrossense, as várzeas da Amazônia, as regiões costeiras etc...

Saiba mais ...

 
NUTEMC -  Núcleo de Pesquisa e Extensão: Urbano, Território e Mudanças Contemporâneas - UERJ

O Núcleo tem a finalidade de divulgar resultados de pesquisa e de atividades  acadêmicas relacionadas aos temas estudados nas linhas de estudo. Tem como  compromisso contribuir para a compreensão das mudanças contemporâneas na/da  sociedade e no/do território e do processo de produção do espaço, tendo como foco os 

espaços urbanos no Brasil. 

 Saiba mais ...

 

REAT - Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (R)Existências Ambientais e Territoriais - FURG

O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão de (R)Existências Ambientais e Territoriais, busca contribuir com a promoção de emergências de sujeitos que sistematicamente tiveram suas existências negadas, tanto na ciência geográfica, quanto no acesso a políticas públicas que deveriam contemplar as suas especificidades. Tem como objetivo promover projetos, programas e ações de ensino, pesquisa e extensão que contribuam na superação de invisibilidades sociais de sujeitos diferenciados pela relação que estabelecem amalgamada à natureza, e pelo processo de territorialização.

Saiba mais ...