MORENO, Larissa Tavares. A nova ordem sociometabólica da produção pesqueira no Brasil: as formas de controle do trabalho e da natureza versus as formas de resistência dos(as) trabalhadores(as). 2021. 362p. Tese (Doutorado em Geografia). Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Presidente Prudente, 2021.

VINHAS, Antonio Lopes Ferreira. Olho o mar, e cada vez mais não me vejo: a degradação do trabalho e da vida do pescador artesanal pelas empresas proprietárias de portos na Baía de Sepetiba, RJ. 2020. 414p. Tese (Doutorado em Geografia). Programa de Pós-graduação em Geografia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.

RESENDE, Alberto Toledo. Terminais pesqueiros públicos: normas e implementação da política de Estado e suas relações territoriais no governo do PT (2003 a 2016). 2020. 192p. Tese (Doutorado em Geografia). Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo 2020.

CARVALHO, Julia Manso Paes de. O peixe nosso de cada dia: o circuito espacial produtivo da pesca artesanal na Ilha de Santa Catarina. 2019. 458p. Tese (Doutorado em Geografia) Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.

SANTOS, Eline Almeida. Mulheres pescadoras- mulheres mangabeiras: O desvelar das territorialidades de extrativistas em Indiaroba/SE. 2018. 282p. Tese (Doutorado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018.

DE PAULA, Cristiano Quaresma de. Geografia(s) da Pesca Artesanal Brasileira. 451p. Tese (Doutorado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

NUNES, Shauane Itainhara Freire. A mediação natureza/sociedade e as lógicas espaciais e territoriais da luta pela água sob a dimensão dos pressupostos teóricos lukacsianos da ontologia do trabalho. 256p. Tese (Doutorado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Sergipe: Aracaju, 2018.

DUARTE, Letícia Ayume. "Resistir e retomar, nossa terra e nosso mar": os comuns como planejamento e gestão territorial subversivos em Guaraqueçaba. Tese (Doutorado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Paraná: Curitiba, 2018.

ARAÚJO, Ismael Xavier de. Comunidade tradicionais de pesca artesanal marinha na Paraíba: realidade e desafios. 2017. 205p. Tese (Doutorado em Geografia). Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.

DUMITH, Raquel de Carvalho. Tensões territoriais na Reserva Extrativista de Canavieiras (BA): comunidades tradicionais enquanto movimento de r-existência à gestão estatal e sua racionalidade. Tese (Doutorado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, 2017.

RIOS, Kássia Aguiar Norberto. A questão da luta na/pela terra e água dos pescadores artesanais: desafios e perspectivas do processo de regularização dos territórios pesqueiros da Ilha de Maré - BA. 466p. Tese (Doutorado em Geografia) Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Bahia: Salvador, 2017.

SILVA, Suana Medeiros. Território Pesqueiro de Uso Comum: conflitos, resistência, conquistas e desafios na Reserva Extrativista Acaú-Goiana/PB PE. 270p. Tese (Doutorado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pernambuco, 2017.

PÉREZ, Mercedes Solá. R-existência dos camponeses-as do que hoje é SUEAPE: justiça territorial, pós-desenvolvimento e descolonialidade pela vida. Tese (Doutorado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pernambuco. 2016.

COSTA, Carlos Rerissom Rocha da. O Litoral do Maranhão, entre Segredos e Descobertas: a fronteira de expansão do turismo litorâneo na periferia do Brasil. 266p. Tese (Doutorado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

PERRY, Luciana da Silva Peixoto. Desenvolvimento, tradição e reconhecimento na Reserva Extrativista Marinha de Corumbau, BA. Tese (Doutorado em Extensão Rural). Programa de Pós-Graduação em Doutorado em Extensão Rural da Universidade Federal de Viçosa, 2015.

SANTOS, Maria Auxiliadora Ferreira dos. Outra Banda. Lugar de Quem? Tese (Doutorado em Geografia). 118p. Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista, UNESP, Rio Claro, 2013.

SILVA, Christian Nunes da. Geotecnologias Aplicadas no Ordenamento Pesqueiro. 190p. Tese (Doutorado em Geografia) Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aquática e Pesca da Universidade Federal do Pará, Belém, 2012.

CRUZ, Valter Carmo. Lutas Sociais, Reconfigurações Identitárias e Estratégias de Reapropriação Social do Território na Amazônia. 368p. Tese (Doutorado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011.

CRUZ, Manoel de Jesus Masulo da. Territorialização Camponesa na Várzea Amazônica. Tese (Doutorado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo, 2007.

LIMA. Dário de Araújo. O Lugar Marambaia. 672p. Tese (Doutorado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente. 2003.

LIMA, Maria do Céu. Comunidades pesqueiras marítimas no Ceará território, costumes e conflitos. 220p. Tese (Doutorado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

CARDOSO, Eduardo Schiavone. Pescadores artesanais: natureza, território, movimento social. 143p. Tese (Doutorado em Geografia) Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. 


Deseja disponibilizar sua tese na página da Rede de Geografias da Pesca?

Envie mensagem pelo formulário de contato com as seguintes informações:

Assunto: Disponibilizar Tese.

Nome Completo do(a) autor solicitante

Título da Tese

Programa de Pós-Graduação/Universidade

Ano da Defesa

Link em que a tese está disponível no depositório da universidade

Entraremos em contato.